DIA DO OFICIAL DE JUSTIÇA

 

Dia 5 de setembro - Dia do Oficial de Justiça
Extraído de: Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - 05 de Setembro de 2010

 

 

No dia 5 de setembro, dia nacional do Oficial de Justiça, a ASSOJAF - Associação dos Oficiais de Justiça do TRT 10 e demais servidores, parabenizam estes profissionais que com coragem, abnegação e determinação e, às vezes, com o sacrifício das próprias vidas, cumprem as ordens judiciais.

Asseguram que não há e nem haverá Justiça sem os Oficiais de Justiça, pois é um servidor imprescindível ao Poder Judiciário, e sem o tripé juiz, advogado e servidores do Judiciário não existe direito aplicado e justiça realizada. Em qualquer ponto deste País, brasileiros anseiam por justiça, que para ser executada, utiliza-se da atuação firme e eficaz da 'longa manus' dos juízes, os oficiais de justiça.

Temidos por uns, amados por outros, lá vai o oficial de justiça, no cumprimento árduo de seus misteres, nas travessias de barco, canoa, a pé, a cavalo, de ônibus, de metrô, de carona, no seu próprio carro, que em geral coloca à disposição do Estado/Justiça, fazendo cumprir a ordem judicial, nos mais distantes rincões do País. Lá está ele, o braço estendido do Estado, da Lei, e da Ordem, o pulso forte do juiz, muitas vezes incompreendido, por ser o agente cumpridor da lei. À frente da Justiça, lá está o oficial de justiça, verdadeiro especialista em problemas sociais, tendo, não raras vezes, que agredir sua própria consciência para bem cumprir suas funções.

Cada dia mais, os oficiais de justiça estão conscientes de seu fundamental papel perante o povo brasileiro, qualificando-se, aprimorando-se e fortalecendo as suas instituições de classe.Somente assim poderão fazer frente às demandas cada vez mais intrincadas e em maior quantidade que a cada dia são ajuizadas. O individualismo, o imediatismo, o servilismo e o temor reverencial estão sendo extirpados do nosso vocabulário e das nossas mentes, substituindo-se pelo respeito recíproco, pela altivez, dignidade, e pela firmeza nas ações como órgão auxiliar da justiça, próxima, possível, da Justiça Divina. Hoje, dia 5 de setembro, é Dia do Oficial de Justiça!

"P A R A B É N S", Antonio Gilson de Jesus Santos (Presidente-ASSOJAF/TRT10)

(http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2361597/dia-5-de-setembro-dia-do-oficial-de-justica)
 

 

Ver mais OFICIAL DE JUSTIÇA